terça-feira, 22 de novembro de 2011

Regular Verbs

REGULAR VERBS


PRESENT                    PAST                      PAST PARTICIPLE           
ASK                           ASKED                                 ASKED
ANSWER                  ANSWERED                        ANSWERED
ARRIVE                    ARRIVED                             ARRIVED
ATTACH                   ATTACHED                         ATTACHED
ASSURE                    ASSURED                            ASSURED
ATTEND                   ATTENDED                         ATTENDED
AVOID                      AVOIDED                            AVOIDED
BAKE                        BAKED                                 BAKED
BEHAVE                   BEHAVED                             BEHAVED
CRASH                     CRASHED                             CRASHED
CALL                        CALLED                               CALLED
CLEAN                     CLEANED                             CLEANED
CLOSE                      CLOSED                               CLOSED
COOK                       COOKED                            COOKED
CARRY                     CARRIED                              CARRIED
CHANGE                  CHANGED                           CHANGED
CHASE                      CHASED                               CHASED
DARE                         DARED                                 DARED
DRY                           DRIED                                    DRIED
DENY                        DENIED                                DENIED
DIE                             DIED                                     DIED
EMPTY                      EMPTIED                              EMPTIED
FRY                            FRIED                                   FRIED
HATE                         HATED                                 HATED
HELP                          HELPED                               HELPED
INVITE                      INVITED                               INVITED
IMPROVE                 IMPROVED                         IMPROVED
KICK                         KICKED                                KICKED 
KILL                          KILLED                                KILLED
LOOK                       LOOKED                              LOOKED
LOVE                        LOVED                                  LOVED
LIVE                          LIVED                                   LIVED
LIKE                          LIKED                                   LIKED
LAND                        LANDED                               LANDED
LOCK                       LOCKED                                LOCKED
LIE                            LIED                                          LIED
MOVE                      MOVED                                    MOVED
NEED                       NEEDED                                   NEEDED
OPEN                       OPENED                                    OPENED
PLAY                       PLAYED                                       PLAYED
RENT                       RENTED                                      RENTED
TRY                          TRIED                                          TRIED
WANT                    WANTED                                    WANTED
WALK                    WALKED                                   WALKED
WAIT                      WAITED                                      WAITED
WORK                   WORKED                                  WORKED
WORRY                 WORRIED                                 WORRIED
STOP                      STOPPED                                   STOPPED


















segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Resenha do Filme Escritores da Liberdade

Resenha: Escritores da Liberdade


ESCRITORES DA LIBERDADE. Direção: Richard Lagravenese. Produção: Richard Lagravenese. Roteiro: Richard Lavagranese, Erin Gruwell, Freedom Writers. Elenco: Hillary Swank; Patrick Dempsey; Scott Glenn, Imelda Staunton; April Lee Hernandez; Kristin Herrera; Jacklyn Ngan; Sergio Montalvo; Jason Finn; Deance Wyatt. EUA/Alemanha, 2007. Duração: 123 min. Genero: Drama.



Resenhado por: Maryanne Peixoto Corrêa



Richard Lagravenese tem 48 anos, nasceu em 30 de Outubro de 1959 nos EUA, é produtor e tem vários longa metragem, como: P.S. Eu Te Amo em 2007; Paris Eu te Amo 2006; A década Under the Influencer 2003, e escritores da Liberdade em 2007.



Escritores da Liberdade é um filme classificado como gênero de Drama. O filme é baseado em fatos reais, estrelado pela atriz Hillary Swank, que vive a personagem da professora “Erin Gruwell”. A história se passa por volta do ano de 1992, onde a cidade de Los Angeles vive uma verdadeira guerra nos seus bairros mais pobres, causados por gangues que são movidos pelas tensões raciais.



É meio a este drama, vivido por adolescentes na faixa etária entre 14 e 15 anos que Erin Gruwell assume a sala de aula, cansada de sua rotina diária e desiludida em relação à vida profissional, que ela muda radicalmente de profissão dedicando-se a educação. A professora chega cheia de expectativas a sala de aula, imaginava que todos os alunos iriam corresponder ao seu modelo educacional,tornando-se frustrante os primeiros encontros, as brigas, os desencontros e as insatisfações são constantes na expressões dos alunos, simplesmente ela é ignorada a ponto de ficar sozinha na sala de aula.



Erin leva até a direção da Escola a dificuldade encontrada em sala de aula, e também é ignorada inclusive pela direção da escola. Mais Erin não desiste, chega em sala de aula com uma proposta de trabalho que se identifica com os alunos, fala com eles através da música, conhecer cada um deles, no primeiro momento os argumentos são bizarros, os questionamentos são ofensivos: “...o que você faz aqui? o que vai fazer não vai mudar minha vida...” Profundamente assustada a professora responde perguntado se vale a pena participar de gangues, e se serão lembrados pelas atitudes.



Nesse instante a primeira semente é lançada, cada um tem a oportunidade de falar de si próprio, de seus medos, suas angústias, suas mágoas e demasiada violência. Encontramos nestas cenas o que o autor Cipriano Luckesi em sua obra Avaliação da Aprendizagem Escolar, explica sobre a avaliação diagnóstica, as possibilidades que são dadas aos professores de evidenciar atributos que os alunos já possuem e identificar potencialidades dos mesmos para utilizá-los na estruturação do processo de ensino aprendizagem. É o que faz Erin com esta dinâmica de trabalho.



Ao manter este contato com alunos, e participando de forma ativa ao mundo deles, a professora conquista a confiança, desse modo passa etapa de superação das dificuldades, através da metodologia da escrita em diários, adota um projeto de leitura e escrita baseado no livro “O diário de Anne Frank”, todos os alunos lêem o livro e a partir deste registram em seus diários tudo o que sentirem vontade de escrever a respeito da sua vida.



O respeito e autoconfiança é resgatado, a Senhora G como os alunos a chamam, apresenta uma nova realidade possível de transformação como aponta Paulo Freire em sua obra Pedagogia do Oprimido, os alunos saem da condição de marginalidade de oprimidos e iniciam no campo das possibilidades, ao lutarem pelos seus ideais, pelas suas conquistas ao enfrentarem os obstáculos, não mais com a violência, mais com o conhecimento.



Richard Lagravanese apresenta de forma bastante respeitosa as dificuldades que ainda em pleno século XXI acompanha a educação, ou seja, as mazelas da educação brasileira não são diferentes das mazelas norte Americana. Nossas escolas passam por dificuldades semelhantes, professores que tentam desenvolver trabalhos e são muitas vezes impedidos, não conseguem apoio da comunidade escolar, e muitas vezes não compactuam com as ideologias do sistema educacional, assemelha-se a este drama o filme Sociedade dos Poetas Mortos do autor Piter Weir em que professor também luta contra a foças do sistema educacional. Tornando-se muitas vezes um educador solitário. Saviani em Pedagogia Histórico-Crítica, fala que a educação se faz quando é significativa, ou seja a escola tende ir ao encontro das necessidades, respeitar cada aluno, como cidadão dotado de seus direitos e deveres.



O filme Escritores da Liberdade traz na sua essência o resgate e a valorização a “Educação”, é possível ser um educador sem ser ditador, é um filme de fácil entendimento e que traz significativas abordagens no seu contexto. Recomendado ao público de graduação ou especialização em pedagogia, ainda a quem perceba na educação uma forma de autonomia e que, com a cultura e conhecimento têm-se bases para o que o mundo seja melhor e mais digno para todos.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Verb to be Past

Affirmative                             Negative                     Interrogative

I was                                     I was not                     Was I?
You were                              You were not               Were you?
He was                                  He was not                  Was he ?
She was                                 She was not                 Was she?
It was                                     It was not                    Was it?
We were                                We were not                Were we?
You were                               We were not                Were we?
They were                              They were not              Were they?

SHORT FORM

Affimative                               Negative                        Interrogative

I was                                      I wasn't                         Was I ?
You were                               You weren't                   Were you?
He was                                   He wasn't                      Was he?
It was                                     It wasn't                         Was it?
We were                                We weren't                     Were we?
You were                               You weren't                    Were you?
They were                              They weren't                   Were they?

Verb to be Present tense


Affirmative                                   Negative                              Interrogative

I am                                             I am not                               Am I?
You are                                       You are not                          Are you?
He is                                             He is not                             Is he?
She is                                           She is not                             Is she?
It is                                               It is not                                Is it?
We are                                         We are not                           Are we?
You are                                        You are not                         Are you?
They are                                        They are not                       Are they?

SHORT FORM

I'm                                                 I'm not                              Am I?
You're                                           You aren't                         Are you?
He's                                               He isn't                              Is he?                 
She's                                              She isn't                             Is she?
It's                                                  It isn't                                Is it?
We're                                             We aren't                          Are we?
You're                                            You aren't                         Are you?
They're                                           They aren't                        Are they?

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Irregular Verbs List

IRREGULAR VERBS




PRESENT            PAST PAST                      PARTICIPLE             TRANSLATION

BE                        WAS/WERE                     BEEN                          SER,  ESTAR

BECOME            BECAME                          BECOME                   TORNAR-SE

BEGIN                BEGAN                             BEGUN                       COMEÇAR

BITE                    BIT                                    BITTEN                       MORDER

BLOW                 BLEW                              BLOWN                        SOPRAR

BREAK               BROKE                            BROKEN                      QUEBRAR

BRING               BROUGHT                        BROUGHT                    TRAZER

BUILD                BUILT                             BUILT                           CONSTRUIR

BUY                   BOUGHT                         BOUGHT                       COMPRAR

CATCH              CAUGHT                          CAUGHT                    PEGAR,AGARRAR

CHOOSE           CHOSE                            CHOSEN                        ESCOLHER

COME               CAME                              COME                                 VIR

COST                COST                               COST                                 CUSTAR

CUT                   CUT                                 CUT                                  CORTAR

DO                     DID                                DONE                                     FAZER

DRAW               DREW                           DRAWN                              SACAR, DESENHAR

DRINK             DRANK                          DRUNK                                    BEBER

DRIVE              DROVE                           DRIVEN                                         DIRIGIR

EAT                   ATE                               EATEN                                           COMER

FALL                FELL                              FALLEN                                            CAIR

FEED               FED                                 FED                                             ALIMENTAR

FEEL                FELT                              FELT                                            SENTIR

FIGHT              FOUGHT                     FOUGHT                                     LUTAR

FIND                 FOUND                      FOUND                                    ACHAR

FIT                   FIT                               FIT                                       SERVIR, ENCAIXAR

FLY                  FLEW                          FLOWN                                     VOAR

FORGET          FORGOT                   FORGOT/FORGOTTEN            ESQUECER

FORGIVE        FORGAVE                  FORGIVEN                              PERDOAR

FREEZE           FROZE                         FROZEN                               CONGELAR

GET                  GOT                            GOT/GOTTEN                         OBTER, CONSEGUIR

GIVE                GAVE                             GIVEN                                           DAR

GO                  WENT                            GONE                                            IR

GROW             GREW                        GROWN                                  CRESCER

HANG              HUNG                       HUNG                                       PENDURAR, ENFORCAR

HAVE              HAD                           HAD                                        TER

HEAR              HEARD                      HEARD                                     OUVIR

HIDE               HID                           HIDDEN                                   ESCONDER

HIT                 HIT                             HIT                                     BATER, ATINGIR

HOLD             HELD                        HELD                                  SEGURAR, CONTER

HURT            HURT                       HURT                                    MACHUCAR, FERIR

KEEP             KEPT                      KEPT                                         GUARDAR, MANTER

KNOW          KNEW                   KNOWN                                SABER, CONHECER

LEAD            LED                        LED                                         LIDERAR, CONDUZIR

LEAVE           LEFT                     LEFT                                        SAIR, DEIXAR, PARTIR

LEND            LENT                     LENT                                           EMPRESTAR

LET                LET                        LET                                        PERMITIR, DEIXAR

LIGHT          LIT                          LIT                                           ACENDER

LOSE          LOST                       LOST                                              PERDER

MAKE         MADE                   MADE                                               FAZER

MEAN         MEANT                 MEANT                                           SIGNIFICAR

MEET          MET                       MET                                                   ENCONTRAR

PUT             PUT                        PUT                                                   COLOCAR

QUIT            QUIT                    QUIT                                               LARGAR, DEIXAR

READ          READ                    READ                                                   LER

RIDE               RODE                RIDDEN                                          ANDAR DE

RING           RANG                   RUNG                                           SOAR CAMPAINHA

RUN             RAN                     RUN                                                    CORRER

SAY             SAID                  SAID                                                   DIZER

SEE                SAW                 SEEN                                                  VER

SELL               SOLD               SOLD                                              VENDER

SEND           SENT                  SENT                                                 ENVIAR

SET                SET                    SET                                                   COLOCAR

SHAKE        SHOOK              SHAKEN                                         SACUDIR

SING           SANG                   SUNG                                             CANTAR

SIT               SAT                        SAT                                              SENTAR

SLEEP            SLEPT              SLEPT                                          DORMIR

SPEAK           SPOKE              SPOKEN                                   FALAR

SPEND             SPENT             SPENT                                     GASTAR

STAND            STOOD              STOOD                                 ESTAR DE PÉ

STEAL               STOLE              STOLEN                                  ROUBAR

SWIM                SWAM                SWUM                                 NADAR

TAKE                TOOK                   TAKEN                        LEVAR, TOMAR

TEACH            TAUGHT                 TAUGHT                        ENSINAR

TELL                 TOLD                       TOLD                                DIZER

THINK           THOUGHT               THOUGHT                          PENSAR

THROW          THREW                THROWN                         ARREMESSAR

UNDERSTAND            UNDERSTOOD             UNDERSTOOD                ENTENDER

WAKE           WOKE                WOKEN                         ACORDAR

WEAR          WORE                 WORN                                VESTIR

WIN                  WON               WON                                   GANHAR

WIND             WOUND                   WOUND                  DAR CORDA

WRITE          WROTE                    WRITTEN                    ESCREVER











Question Tag or Tag questions

QUESTION TAG = Mini questions that we often put at the end of a sentence.
To form the question tag, we use the Auxiliary Verb.

PRESENT

AFFIRMATIVE You work at a bank, don’t you?
NEGATIVE
You don’t work at a bank, do you?

He is a student, isn’t he?
He isn’t a student, is he?

She lives near here, doesn’t she?
She doesn’t live near here, does she?

There are 3 boys in the classroom, aren’t there?
There aren’t 3 boys in the classroom, are there?
PAST
You worked at a bank, didn’t you?
You didn’t work at a bank, did you?


He was here last night, wasn’t he?
He wasn’t here last night, was he?

There were many people at the bank, weren’t there?
There weren’t many people at the bank, were there?

PRESENT PERFECT AND PAST PERFECT

He has been there before, hasn’t he?
He hasn't been there before, has he?
He had never met her before, had he?
He had met her before, hadn’t he?

MODALS

He can come, can’t he?
He can’t come, can he?
He will be here later, won’t he?
He won’t be here later, will he?
He could be here, couldn't he?
He couldn't he here, could he?
He should be here, shouldn’t he?
He shouldn’t he here, should he?
He would like to be here, wouldn’t he?
He wouldn't like to be here, would he?

Ps: after Let’s the question tag is = shall we?
Let’s go to the movies, shall we?

IMPERATIVE: the question tag is = will you?

Open the window, will you?
Don’t open the window, will you?

NOTE: VERB TO BE PRESENTI am late, aren’t I?
I am tired, aren’t I?
I am not going, am I?

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ensino da Língua Portuguesa como Língua Estangeira

Podemos constatar a dificuldade nos dias de hoje no que concerne o ensino da nossa tão necessária e importante Língua Portuguesa, pois parece que a cada dia se torna mais difícil tal tarefa. Não podemos negar que a língua falada fora da escola e na internet não tem nada em comum com a  norma culta ou a linguagem mais formal. Assim se pudessemos levar em consideração esta distância entre a língua falada e a norma culta, deveríamos ter outra abordagem no ensino da mesma, por isso a sugestão de tratar o aprendizado da língua mãe como língua estrangeira, de maneira a facilitar o trabalho do professor que de certa maneira levaria em consideração que esta ensinando uma língua diferente da que o aluno fala. Não sei qual será o futuro da nossa língua, quais as mudanças que ocorrerão, mas enquanto esta mudança não vem não podemos mais negar um ensino capaz de sanar tais deficiências, pois futuramente este aluno cujo aprendizado ficou falho devido a este distanciamento causado pela rapidez da modernidade, não seja prejudicado.
Ao encarar o ensino da nossa língua mãe como uma língua diferente, o professor já tem em mente que o aluno desconhece grande parte do vocabulário a ser usado em sala de aula. E normalmente o aluno estranha a linguagem dos livros pois não esta habituado com ela ou nunca ouviu falar. Aprender a norma culta significa também aprender uma nova língua para grande maioria dos alunos. Deveríamos levar o ensino da Língua Portuguesa até o ensino superior, para que pudessemos realmente ter um processo de aprendizagem.
Não sou professora de Língua Portuguesa, mas noto que grande parte dos alunos ao aprender a Língua Inglesa esparram na falta de conhecimento da própria língua materna.Assim muitas vezes ao tentar explicar ao aluno determinados pontos gramaticais ou vocabulário da Língua Inglesa percebo que este mesmo aluno não tem noção do que se trata por não saber determinado vocabulário em sua propria língua. levando isto em consideração meu trabalho se torna duplo, ensinar vocabulário em Português para depois ensinar em inglês e isso acaba dificultanto e alongando muito o ensino da Língua Inglesa que por sua vez seria muito mais fácil para o aluno que conheça  um pouco da sua língua materna ter um desenpenho melhor.
Se levarmos tudo isso em consideração, este mesmo aluno terá dificuldades na hora de passar por uma entrevista de emprego, ao tentar defender seus direitos, passar em um concurso e até mesmo exercer sua cidadania.
No site indicado estão os métodos usados no aprendizado da Língua Inglesa
http://www.hottopos.com.br/videtur6/selma.htm