quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Inclusão social e a nossa Língua Portuguesa

Atualmente tanto se fala de inclusão social, mas parece que pouco se fala ou se nota que todo aquele que não sabe usar minimamente a Língua Portuguesa, automaticamente esta excluído de participar na sociedade como cidadão que pode cobrar seus direitos. Quero deixar bem claro que ao falar de inclusão não estou tomando parte de nenhuma idéia de esquerda ou posição política, apenas observo e constato na minha prática pedagógica de professora de Língua Inglesa que alguns podem até pensar e questionar qual a relação entre a duas Línguas, mas na realidade quanto mais uma pessoa domina a sua língua mãe, melhor desempenho terá ao apredender uma segunda Língua.










No entanto percebo que apesar da minha área de atuação não ser de Língua Portuguesa, observo que parte dos meus alunos apesar de serem graduados e precisarem da Língua Inglesa para fazer uma prova de proficiencia da mesma, prova esta que de acordo com muitas universidades pode ser gramatical ou apenas uma tradução de um texto tecnico da area de atuação de cada um. Assim a maior dificuldade para ensinar a língua Inglesa esbarra sempre com a dificuldade do próprio aluno em conhecer a Língua Portuguesa, pois ao fazer uma tradução observo que o aluno muitas vezes não sabe o siginificante e nem o significado de muitas palavras fato este que antes de aprender a mesma palavra na Língua Inglesa se faz necessário passar por uma explicação do significado de determinadas palavras para enfim voltar para a Língua Inglesa. E mais não estou aqui querendo que o aluno domine a Língua Portuguesa, mas parece que até as coisas mais simples como adjetivos e substantivos e pronomes, se tornam um obstáculo para o aprendizado. Outra observação é quanto aos tempos verbais, que difícilmente encontro alunos que saibam o que é um participio do verbo, voz passiva e outros.










Por tudo isso chego a conclusão de que devemos encarar o ensino e aprendizagem da nossa Língua Portuguesa como Língua Estrangeira nas escolas desde o ensino fundamental, pois parece que não notaram que a Língua falada por parte da nossa população esta muito longe da Língua que é ensinada na escola.Ao ensinar uma Língua Estrangeira o professor utiliza técnicas para ensinar vocabulário, a estrutura da língua e sempre leva em consideração a cada aula que o aluno esta aprendendo novos vocabulários e procura sempre ajudá-lo a usar a Língua de maneira a facilitar sua prática. O mesmo deveria se aplicar ao ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Devemos nos atentar para o fato de que a escola falha e muito no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, pois falta vocabulário, falta um mínimo entendimento da própria Língua. Isso sim exclui grande parte da nossa população que não conseguer ler um jornal ou revista, sem mencionar livros por não entender nada do que estão lendo, acabam por desistir de tal prática. E mais não possuem vocabulário suficiente para reclamar ou entender quais são seus direitos e devereres, a lei é publica e notória, mas para quem não sabe ler ou entender o que esta escrito fica muito difícil. Outro fator a se destacar aqui é a variedade da Língua portuguesa, que deveria ser considerado variante o sotaque e alguns vocabulários regionais, mas não considerar uma variedade falar sem levar em consideração o plural, concordancia verbal e nominal, isto não deveria ser considerado como uma variação da Língua, mas sim como falta de escola. O professor não deve humilhar o aluno que fala errado e nem devemos ter preconceito das pessoas que não falam corretamente, mas devemos ter em mente que este vai precisar e muito aprender a Língua formal que será cobrada do aluno nos meios acadêmicos, na hora de arrumar um emprego e o mais importante não é só a cobrança que será feita, mas sim saber que o não conhecimento da Língua vai também impedir o desenvolvimento deste aluno no futuro. Quando aprendemos um pouco da gramática e estrutura e vocabulário da Língua, podemos ter condições de seguir adiante independentemente de seguir uma carreira acadêmica ,o aluno poderá ler e estudar por conta, tudo o que for de seu interesse. Devemos lembrar que para estudar História, Geografia, Matemática e outra materias do curriculo escolar, esses alunos aprendem as mesmas usando a Língua Portuguesa. Portanto quanto mais o aluno dominar a Língua, mais chances e oportunidades de aprender outras materias este terá. Assim para que possamos incluir pessoas na sociedade, primeiro precisamos incluí-las na sociedade do saber.