segunda-feira, 20 de junho de 2011

A Internet como meio facilitador do Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Superior




Este trabalho visou à realização de uma pesquisa exploratória exclusivamente na internet usando o buscador www.google.com a fim de criar um roteiro de sites para o uso do ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. A pesquisa foi realizada usando apenas as palavras-chave referentes ao conteúdo sistematizado para o tema em questão, dos inúmeros resultados encontrados foram selecionadas as primeiras páginas, analisando o nível de linguagem, o tipo de informação fornecida para em seguida ler e anotar os dados encontrados, selecionar e organizar o que foi coletado e registrar as fontes para saber de onde vieram às informações e finalmente fazer um resumo sobre cada site e disponibilizar os endereços mais significativos para sugestão de uso para professores e alunos. Durante a pesquisa os sites serão testados para avaliar sua funcionalidade e aplicação no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, podendo assim mostrar a importância do uso da internet para a formação de um aluno pesquisador, autônomo e responsável pelo seu aprendizado.


Palavras chave: Internet. Língua Inglesa. Roteiro de sites. Pesquisa.









abstract






This work aimed an exploratory research over the Internet using the web www.google.com to create an itinerary of sites for the use of learning-teaching English. The research was done by using only the keywords related to the systematic content for the topic, many of the findings will be selected the first pages, analyzing the level of language, the type of information provided then read and record the findings, select and organize what was collected and record the sources where the information came and finally make a summary of each site and provide the addresses of the most significant suggestion for the use of teachers and students. During the research sites will be tested to evaluate their functionality and application in teaching-learning English, to show the importance of using the Internet to form a research, autonomous and responsible student for his own learning.


Key words: Internet. English language. Sites itinerary. Research.




1. Introdução


Normalmente o uso da Tecnologia da informação, fica muito circunscrito a sala de aula ou dentro da própria instituição de ensino, ampliar seu uso para além dos muros é de suma importância para o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. A internet tornou-se ferramenta fundamental para atender as necessidades e diversidades de interesses dos alunos, assim como abrir esta janela virtual é encontrar um novo ambiente de aprendizado, de ação educativa, e de pesquisa de forma autônoma.


A atuação pedagógica nos dias atuais é muito mais do que ir para a sala de aula e ensinar um determinado conteúdo. “Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a produção ou sua construção” (FREIRE, 1996, p.25). Desta forma, o conhecimento é o resultado da interação do sujeito com o objeto, o processo de conhecer é ativo, o professor auxilia nesse processo de busca e aquisição o conhecimento e não simplesmente o deposita em seus alunos. Observa-se que os desafios a serem enfrentados pelo professor são o grande número de alunos por sala de aula, grupos heterogêneos, faixa etária, conhecimento prévio da língua e outros.





Por mais que o professor tente diversificar os temas para ir ao encontro do interesse e necessidade de cada aluno, fica praticamente inviável atender a todos, pois o próprio professor já tem que cumprir o conteúdo programático estabelecido pela instituição de ensino no qual atua.



Sabemos da importância da inclusão digital, mas devemos lembrar que ela por si só não basta, precisamos da inclusão da Língua Inglesa, pois vivemos em um mundo globalizado, onde a maioria das publicações científicas, livros, revistas e jornais, estão escritos na língua Inglesa, sem mencionar os filmes, música e o próprio computador.


Assim o papel deste futuro professor será de grande importância para a inserção de seus alunos na sociedade da informação e conhecimento universal.




O ensino superior tem papel fundamental na formação desse futuro educador, que deverá ser capaz de realmente tornar possível a todo aluno que terminar o ensino médio ser um falante da Língua Inglesa.







2. MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA AO LONGO DOS SÉCULOS




O ensino de Língua Inglesa passou por constantes modificações ao longo dos séculos, em seguida será feito um histórico desses métodos desde o primeiro por volta do século 17 até os dias atuais de acordo com Formato (2009)




2.1-TRADUÇÃO E GRAMÁTICA



No mundo Ocidental por volta dos séculos 17,18 e 19 a aprendizagem de línguas estrangeiras foi associada com o aprendizado do latim e do Grego. A habilidade a ser desenvolvida era a leitura e escrita somente.



2.2- MÉTODO DIRETO



Abordagem da Língua alvo sem tradução. Aulas ministradas totalmente na língua Alvo, por meio de situações baseadas na vida real. O conteúdo é introduzido pelo professor através de objetos, figuras, fotos, gestos. Para que o aluno associe o significado da língua estrangeira diretamente.






2.3- Áudio-ligual

Surgiu das idéias geradas pela psicologia behaviorista. Os alunos devem aprender a Língua automaticamente sem parar para pensar, formando novos hábitos na Língua Alvo.






2.4- Silent way




A aquisição da Língua é vista como um processo do raciocínio, descobrem e formulam regras sobre a Língua aprendida. O aluno constrói seu aprendizado, e o conteúdo é bastante estrutural.




2.5- suggestopedia




fase no sentido dos alunos, ambientes de estudo devem ser relaxantes e confortáveis. O aluno precisa confiar no professor para ativar sua imaginação e ajudá-lo na aprendizagem.






2.6- community




Baseado em um bom relacionamento comunitário na classe, o professor deve ocupar uma posição menos autoritária, informando ao aluno o que deve acontecer em cada atividade. É importante que os alunos sintam-se de certa forma no controle da situação. O professor deve ser capaz de compreender as reações dos alunos e conduzi-los a uma aprendizagem sempre melhor.



2.7-total physical response




A abordagem da aprendizagem da Língua deve ser prazerosa, atividades divertidas e engraçadas e muito movimento corporal para ajudar na compreensão.







2.8-Abordagem comunicativa



Método que tem como meta tornar os alunos comunicativamente competentes. A aprendizagem lingüística é vista como um processo de comunicação no qual o simples conhecimento das formas da língua alvo, seu significado e funções, são insuficientes. Ser capaz de usar a Língua Alvo, seu significado e funções são insuficientes. Ser capaz de usar a Língua apropriadamente dentro de um contexto social. Isso envolve habilidades sociolingüísticas, discursivas e estratégicas. A característica do método é a prática de realizar atividades que envolvam comunicação social.




3. O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA ATUALMENTE









Todos os métodos utilizados até o momento tiveram seu propósito e de certa maneira difundiram a Língua Inglesa cada um a sua maneira. Não podemos afirmar que temos um método perfeito para aplicar nos dias de hoje, mas não podemos deixar de ter como base para um aprendizado mais eficiente que inclua a audição, escrita, fala, leitura e gramática. O ensino da Língua Inglesa hoje está muito focado na abordagem comunicativa, que por si só não conseguiu ser eficiente no ensino da Língua Inglesa, por dar ênfase ao sentido e deixou de certa forma o estudo gramatical de lado e muito da escrita e leitura, não conseguindo assim formar alunos falantes da Língua e ainda de acordo com Almeida (1993) apud Navarro (2010) de que ouve:

















Uma concepção equivocada do que significa ser comunicativo no ensino de L.E, discutida por Ameida Filho (1993), difundiu, entre outros mal entendidos, a idéia de que qualquer estudo sobre gramática da língua deveria ser abandonado em favor de foco exclusivo na interação significativa. Porém essa prática levou a uma geração de aprendizes de línguas que se comunicam, muito precariamente na língua-alvo, isto é, que simplesmente conseguem transmitir uma mensagem, sem conteúdo, levar em consideração questões pragmáticas, como, por exemplo, as relações de poder entre os interlocutores. (NAVARRO 2010, p.01)





Portanto devemos levar em conta que a Língua falada é muito diferente da Língua escrita, o que de fato poderíamos dizer são duas habilidades diferentes, mas complementares, pois uma depende da outra. Por isso existe uma diferença entre Aprendizado da Língua e Aquisição da mesma. O aprendizado depende do esforço intelectual e procura produzir conhecimento consciente a respeito da estrutura da Língua e de suas irregularidades, sendo mais formal e próximo ao conteúdo programático usado em sala de aula. Já a Aquisição é usar a Língua para comunicação real, responsável pelo entendimento e pela capacidade de comunicação criativa decorrentes da exposição ao idioma de acordo com Krashen (1997) apud Schutz (2007).

















4. UMA NOVA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA




Ao pensar em uma nova proposta para o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa como uma abordagem mais comunicativa, que respeita a individualidade e autonomia do aluno, que propicie um espaço de interação e comunicação real com diferentes falantes da Língua Alvo e troca de conhecimento, a internet pode abrir este espaço sabendo-se que há estimativas de que 85% das publicações científicas são de diversas áreas do saber mundial, 75% de toda a comunicação internacional por escrito, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da internet são de Língua Inglesa de acordo com Schutz (2007), porque não usar então toda essa informação disponível para o aprimoramento de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa.
















A autonomia do aluno é encorajada através do desenvolvimento de estratégias de aprendizado. Jogos, vídeo-cassete, TV a cabo, computador multimídia e a internet, entre outros equipamentos, ocupam espaço na sala de aula de língua estrangeira. Fonseca [12] ao argumentar sobre a inovação no ensino propiciada pela utilização da internet, colocando o aluno diretamente em uma situação real de interação. Afirma que: quando é o próprio aprendiz quem busca os exercícios desejados ou as tarefas indicadas, ele tem de passar por uma pesquisa de busca, que envolve decisão do caminho a percorrer através dos links. Ele pode na busca, interessar-se por outra página que o remeterá a outra e assim por diante, na seqüência traçada pelo próprio aprendiz segundo suas curiosidades e preferências. Este caminho pode ser muito mais rentável em termos de aprendizagem e contato com a língua que a execução dos exercícios feitos linearmente e em seqüência. Entre os procedimentos encontra-se o ensino centrado no texto, com atividades de leitura numa visão interacionista. Enfatiza-se o processo da escrita e não apenas seu produto. A interação em sala de aula toma o foco central das preocupações. Atividades comunicativas envolvem “lacuna de informação”. Há, cada vez mais, o aproveitamento da crescente disponibilidade da língua estrangeira fora do contexto escolar. ( TODELLI, 2005, p.03)








A internet é uma ferramenta democrática que pode atender a todos os gostos, criando uma aprendizagem experiencial de acordo com Gil (2009).



Para Freire (1996), não podemos dizer que há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. O mundo virtual criado pela internet favorece o contato com diferentes o contato com diferentes falantes da Língua Inglesa assim como diferentes culturas, o que pode ser um fator motivador para o aluno, pois este pode escolher com quem vai interagir e quando, respeitando seu interesse.



Ensinar exige respeito autonomia do ser do educando de acordo com Freire(1996). No ambiente virtual, o professor pode dedicar-se a um processo intensivo de interação com cada um dos alunos (o que é impossível nos ambientes presenciais) conforme Castro (2002).







Portanto a internet pode ser um recurso que viabiliza o aperfeiçoamento e qualidade do ensino-aprendizagem da Língua inglesa por articular vários processos de conhecimento como: gramática, audição, leitura, pronuncia, e escrita necessários para a aquisição e fluência da mesma, além de ser um instrumento de fácil acesso.



O uso da internet pode trazer um apoio pedagógico essencial para uma abertura maior especialmente no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, por sua diversidade e facilidade de acesso e principalmente liberdade. Em um mesmo site existem diversas opções de navegação que levam o aluno a encontrar algo de seu interesse e com o uso desta ferramenta aprende a pesquisar com mais autonomia, percebendo como o aprendizado fica mais interessante e atrativo, levando o mesmo a um resultado mais rápido e voltado a seus interesses. A internet é uma ferramenta democrática para atender a todos os gostos, de acordo com Moran (1997), a internet está explodindo como mídia mais promissora desde a implantação da televisão. É a mídia mais aberta, descentralizada e de acordo com Litwin (2001) a tecnologia da informação pode contribuir para uma maior vinculação entre os conteúdos fora do âmbito escolar.



A internet é fundamental para o ensino da Língua Inglesa, por ser uma Língua estrangeira o aluno vai precisar de muito mais recursos e insumos além dos da sala de aula para seu desenvolvimento e aquisição da Língua. A internet oferece a leitura, audição, escrita, assistir aulas, música, filmes, a falar com nativos, explicações de vocabulários, pontos gramaticais, acesso a bibliotecas de outros países, e os sites de relacionamentos que ajudam desde os primeiros dias a compartilhar informações, fazendo-se como por seus próprios mestres.



A internet propicia um mundo infinito de possibilidades de aprendizado da Língua Inglesa, basta que cada professor use-a em sua prática pedagógica, sugerindo e oferecendo-a em seu plano de aula. Logo nos primeiros dias de início do curso é imprescindível que organize uma comunidade no Google ou através de e-mails, para que todos ensinem e aprendam uns com os outros e estendam seus conhecimentos para todos os alunos da universidade ajudando em traduções de resumos para que assim possam ampliar essa ajuda para toda a rede mundial. Outro fator a destacar é que depois de formado o aluno continuará a pesquisar para suas aulas e ainda manter contato com seus colegas de classe nos sites de relacionamentos para dúvidas futuras.



Ao utilizar a internet estaremos também fazendo com que todo aluno aprenda a pesquisar e a buscar a informação de uma maneira autônoma e se torne responsável pelo seu aprendizado e cooperador do aprendizado de seus pares e posteriormente pela sua formação continuada.



Ainda nos dias atuais encontramos dificuldades para a implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas, tanto por parte dos professores quanto dos gestores, de acordo com Vieira ((2003). Por isso se faz necessário cada vez mais que os professores, alunos, gestores e todos envolvidos com a educação possam gradualmente quebrar as barreiras para o uso da internet como mais uma ferramenta de ensino.



Ao usar a internet temos a disposição a buscador Google que de acordo com o site (PT.wikipedia.org.wiki/Google) é o website mais visitado do mundo por executar através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo e processa mais de um bilhão de solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias. A empresa oferece softwares de produtividade online, como o software de e-mail Gmail, e ferramentas de redes sociais, Google Talk e outros.







OBJETIVOS



GERAL



Pesquisar sites na internet que tenham o conteúdo sistematizado para o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, assim como também sites de relacionamentos na língua inglesa, para disponibilizar os endereços mais significativos como sugestão de uso pedagógico para gestores, professores e estudantes.








ESPECÍFICOS







· Apresentar um roteiro de sites para o ensino da Língua Inglesa, como subsídio para profissionais e estudantes utilizarem na sua formação autônoma e responsável;



· Possibilitar contato mais experiencial com a Língua Inglesa por meio do estudo realizado no presente artigo;







5. METODOLOGIA







Este trabalho caracteriza-se por uma pesquisa exploratória para identificar sites na internet que tenham o conteúdo sistematizado para o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, e também sites de relacionamento para a prática da Língua falada, revistas, jornais, TV, e outros que possam contribuir para um aprendizado mais significativo voltado aos interesses dos alunos.










5.1 Fonte de coleta de dados








Será realizada uma coleta de dados, por meio de investigação de sites que serão identificados pelo buscador ( www.google.com), e pelo uso de palavras chave. Dos resultados encontrados serão selecionadas as primeiras páginas analisado o nível de linguagem, o tipo de informação fornecido, método usado para em seguida ler e anotar os dados encontrados, selecionar e organizar e testar o que foi coletado e registrar as fontes para saber de onde vieram às informações e finalmente fazer um resumo do conteúdo de cada site e como pode ser usado, e disponibilizar os endereços mais significativos para sugestão de uso tanto para professores quanto alunos.






5.2 Critérios de seleção dos dados




Os sites selecionados são aqueles mais comprometidos com o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, que contenham testes e explicações gramaticais, planos de aula, aulas com vídeo, diálogos, sugestão de aulas, expressões idiomáticas, pronúncia, fonética, ditados, aprender a soletrar, provérbios, literatura, leitura, cultura, vocabulário, falsos cognatos, preposições, diferentes níveis de aprendizagem como para iniciantes, alunos mais avançados e professores. Sites governamentais como TV, bibliotecas, rádio, jornal, revistas e outros. E finalmente sites de música, filmes, livros eletrônicos, os de relacionamento como bate-papo, blogs, de ensino-e aprendizagem da língua com falantes nativos e não nativos, dicionários eletrônicos, e vocabulário mais específico, e tradutores e sites para tirar a dúvidas da Língua.







6. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS







Quanto aos resultados, estes correspondem aos Sites selecionados para professores e Alunos aprimorarem o Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa. Abaixo os sites identificados e analisados.



About.com:Englishas 2nd Language (www.esl.about.com/)




Este site é muito útil, pois o aluno poderá encontrar quase tudo que precisa nele, desde plano de aula, vocabulário, leitura de textos de básico a avançado, ditados, vídeos, planejamento de aulas, soletrar palavras, aulas de inglês grátis, a variedade é enorme fazendo com que o aluno possa passar meses somente utilizando este site para acessar todas as opções oferecidas, outro aspecto relevante é que ao fazer os exercícios tanto de leitura quanto gramaticais o aluno já tem a correção dos mesmos em seguida, podendo assim saber imediatamente o resultado atingido, além do mais conta com vários vídeos a escolher o assunto, temas que ajudam a aprimorar e aprofundar com diálogos e conversas referentes ao objeto escolhido.







English Page ( www.englishpage.com), oferece aulas de Língua Inglesa.







Englishclub (www.englishclub.com), outro site muito importante, com assuntos muito interessantes e necessários para aprender um pouco da cultura da Língua Inglesa, e é um site feito para professores e alunos, oferece alternativas como: aprenda, lecione inglês.







Englishtown (www.englishtown.com), é um site muito usado por professores para buscar material de trabalho e se manter atualizado.



BBC de Londres (www.bbc.co.uk) , canal de TV na Internet. Muito importante destacar que o aluno poderá ouvir e ler notícias em tempo real, com novidades para todos os gostos, oferecendo além de reportagens, esporte, rádio, e a própria televisão, páginas de informações do clima, assim como a TV do Canadá, de Kids, estilo de vida, pessoas e artes, comida, planeta animal e outros.






Youtube (www.youtube.com) , é mais uma ferramenta indispensável para o aprendizado da Língua Inglesa, por ser um site de vídeos, as buscas e pesquisas podem ser assistidas e ouvidas. Podemos também encorajar os alunos a fazerem suas próprias palestras na Língua Alvo e publicar no Youtube, oferecendo assim oportunidade para o aluno ver seu trabalho na rede, assim como também inúmeras pessoas que acessam o site.




Free English teaching and learning materials for ESL-English as.. (www.eslgold.com), este site dá oportunidade para o aluno praticar as habilidades da Língua Inglesa de muitas maneiras. Para iniciantes existem páginas de vocabulário, onde o aluno pode ver, ouvir, e dizer as palavras novas. Caso precise de ajuda com a gramática, audição, ou leitura, há centenas de páginas de explicações, exemplos e links. Ainda oferece conversação com uma pessoa ou professor no programa de parceria da Língua falada. Oferece ainda ajuda para o TOEFL ou TOIC que são certificados de proficiência da Língua Inglesa, inglês para negócios, desenvolvimento da fala e escrita, assim como tópicos ou temas para conversação. Todo material do site é grátis e organizado por habilidades e grau de dificuldade e de rápido e fácil acesso, além de recomendar livros e textos e oferecer uma troca de livros on line, onde podem ser comprados e vendidos livros usados, e lista de cursos no exterior.



Para o professor fornece milhares de idéias e materiais de ensino para aulas como: planos de aula, novas idéias, assim como uma grande diversidade de exercícios on line para usá-los como atividade para fazer em casa que vão desde jogos e questionários, exercícios gramaticais ou de audição e outros.



English-learningandpronunciationcourseswitháudio,online... (www.audioenglish.net/), é um site específico para pronuncia e contem muitas outras informações importantes para o aprendizado.



Study Guides and Strategies (www.studygs.net/) é um site muito interessante, pois ensina as estratégias de estudo. Além de ser um material rico para leitura, o aluno aprende estratégias de administração do tempo, como criar listas de tarefas, definir metas e outros.



Learn English/British Council (learnenglish. british.org/), outro site que possui variedades de temas e opções, ao tornar-se membro o aluno poderá fazer perguntas e tirar dúvidas.







Language Exchange Community-Practice Foreign Languages (www.sharetalk.com), site de grande importância para os futuros professores e também para o desenvolvimento do aluno falante da Língua Inglesa. Feito para ensinar línguas, ao escolher uma pessoa para aprender a Língua Alvo, o aluno ensina sua Língua Materna, dando oportunidade de aprender e ensinar. O aluno pode escolher de acordo com seus interesses com quem vai conversar para trabalharem em conjunto.







FluentFuture (http://www.fluent.future.com/), outro site de permuta de língua. Mesmo para aqueles que não queiram participar do aprendizado de línguas, vale a pena acessá-lo para assistir aos vídeos de aulas e as dúvidas freqüentes sobre o aprendizado da Língua Inglesa.






Lingomigo Language Exchange Community:Practice and Learn Foreign... (www.rockle.com/language/amigo) , é outro site de troca de línguas, oferece também cursos on line grátis.







Language Learnin with Livemocha (http://www.livemocha.com/), este site é também para permute de línguas, mais popular entre os jovens. O aluno ensina a Língua Materna e aprende a Língua Alvo. O site oferece ajuda de nativos para esclarecer dúvidas e possui mais de sei milhões de membros.






5minuteEnglish.ESL.Lessons-helpingyoulearnEnglish (www.5minuteenglish.com/). Este site foi feito para aulas curtas e fáceis com explicações e exercícios.








Gore,Al@ e Algore.com (dir.yahoo.com/.../vice-presidents/core-al) e (http://www.algore.com/). São dois sites do Al Gore ex-presidente dos Estados Unidos da América especializados em falar sobre o aquecimento global. Gore tem sido um grande defensor do planeta e nada melhor do que poder participar das conversas e aprendendo a Língua Alvo.







Mr Willian Shakespeareandthe internet. (shakespearepalomar.edu), Site dedicado a obra literária de Shakespeare.



Grammar-translationMethos,SelectedLessonsPlans. (wwwnthuleen.com/papers/720report.html). O método de tradução foi um dos primeiros a ser aplicado no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, conhecê-lo pode ajudar na prática pedagógica do futuro professor.






Vigotsky and Language acquisition (www.sk.com.br/sk-vygot.html) (revistaescola.abril.com.br)(educarparacrescer.abril.com.br) (www.monografias.brasilescola.com). Sites que discute a aquisição da língua, e Vygotsky conhecido teórico do ensino como processo social, assim como as teorias de Piaget.








Vídeos para communicative approach (http://www.youtube.com/). Site contém vídeos explicando o uso do método Communicative Approach, com explicações e uso.










Este é um site para conhecer as idéias e pesquisas de Chomsky.






Books and articles by Steven Krashen . (www.sd.krashen.com). Stephen Krashen é um professor de renome da University of Southen Califórnia (USC), é conhecido pelo seu trabalho em Lingüística Aplicada na área de aquisição de segunda língua. Para maiores estudos outros sites relacionados. (www.as.com.br/sk-krash-html); (www.languageimpact.com.articles/rw/krashenbk.html); (www.twitter.com/krashen); (www.languagebooks.com/authors/krashen.html).







TheHistoryPlace-greatSpeechesCollection (www.historyplace.com/speeches/previous.html). Site com diversos discursos dos grandes oradores do século XX e XXI, como: Winston Churchill, Bill Cliton, John F. Kennedy, que além de ouvir é possível ler o texto na integra. Assista à Martin Luther King e seu famoso discurso “ I have a dream” no ( www.youtube.com)




Succeed by studying great speeches-school for Champions (www.schoolfor-champions.com/speeches.html). Neste site além de ouvir e ler os discursos de grandes e importantes políticos, após a leitura do texto, é possível fazer um teste de compreensão.



American Rhetoric:Top 100 speeches of the 20th Century by Rank (www.americanrthetoric.com/top/100speechesall.html). Contém os cem melhores discursos do século XX na ordem de sua importância para o aluno ouvir e baixar os textos.



EasyEnglish-freeonlineEnglishtests.( http://www.easyenglish.com/),(www.britishcouncil.org/learnenglish-central-test-test-level) sites para fazer testes on line.



How to Plan a class course/ehow.com (http://www.ehow.com/). Este site é feito para ajudar a montar planos de aulas e syllabus. Outro site indicado é o (www.crosswalk.com/homeschool)



Países falantes da Língua Inglesa. (www.ego4u.com/en/read-on/countries)



Rede de Relacionamnetos







Google Groups: Funciona como um e-mail comum, mas é um e-mail de grupos, é só criar uma conta e adicionar todos da sala de aula, e ao mandar um único e-mail todos do grupo recebem. È muito útil para compartilhar informações e pedir ajuda aos colegas.






Facebook (www.facebook.com/). É um site de relacionamentos parecido com o Orkut, por ser um site Norte Americano favorece ao aluno usá-lo como fonte de aprendizagem, e AP fazer o login fazê-lo na Língua Alvo e adicionar os colegas de sala de aula para trocar experiências, se usado como fonte de estudo pode ser uma ferramenta útil para conhecer outras pessoas falantes da Língua Inglesa. Outro que é semelhante ao Facebook é o Myspace (wwwmyspace.com/) .








ESL Cha tin English ( www.englishenglish.com/english_chat.htm-). Este site é para conversas informais os bate-papos , para fazer amigos e conhecer pessoas de todas as partes do mundo.







Second life (secondlife.com). Segunda vida como diz o nome do jogo, é um mundo virtual em 3 donde os usuários podem socializar-se e conectar com outras pessoas interagindo em um mundo criado pelo usuário.







Blogs (www.bolgger.com ).Para criar um blog é muito fácil, basta seguir as instruções do blogger. O blog é mais uma maneira de compartilhar tudo que é pesquisado e aprendido. Desde as primeiras aulas os alunos podem criar um blog em grupos de cinco, abrindo espaço para “tire suas dúvidas da Língua Inglesa”, respondendo a perguntas de seus colegas e outros, assim como propicia a publicar trabalhos e pesquisas. O blog oferece comunidades, seguidores que compartilham interesses mútuos, além de ensinar o aluno nas publicações a colocar as palavras chave.



Livrarias on line (http://www.disal.com.br/). A livraria Disal é uma grande distribuidora de livros didáticos e de leitura, dicionários e CDs e vídeos voltados para a Língua Inglesa. Ao entrar no site é possível ver todos os métodos que são usados pelas escolas de línguas mais modernos. A Disal oferece também palestras com nativos e professores que valem a pena assistir. Outra grande distribuidora é a SBS (www.sbs.com.br).







Livros (www.ebooks.com). Site de livros eletrônicos.



Read books on line:Literature books (www.readbooksonline.net/). Este site contem mais de dois mil livros de centenas de autores. A coleção desses livros estão nas seguintes categorias: ficção, romance, contos, poemas, artigos,peças teatrais, não ficção. Muitos desses livros são trabalhos da Literatura Americana, Inglesa, Irlandesa e de autores conhecidos como Willian Shakespeare, mar Twain, Charles Dickens, Oscar Wilde, Robert Frost, Edgar Allan Poe, Jane Austen e estão disponíveis trabalhos e publicações de premio Nobel, o Pulitzer que é um Oscar para jornalistas premiados.







Literatura (http://www.sparknotes.com/). Clássicos da Literatura Inglesa como Shakespeare podem ser encontrados neste site, que foi criado especialmente para estudantes Norte Americanos com o objetivo de difundir e facilitar a leitura com comentários e explicações de professores. O aluno pode ler Romeo e Julieta no original e ao lado da mesma leitura uma linguagem mais simplificada.



Bibliomania_Free online Literature and study Guides. (www.bibliomania.com/). Este site é ótimo para leitura, além de contar com grandes clássicos da literatura, é possível pesquisar diversos assuntos desejados.







Shortstories at least of the web. (www.eastoftheweb.com/short-stories/). Este site possui uma grande variedade de histórias curtas, que ajudam na variedade da leitura. Outro site é o (www.americanliterature.com/)








Bibliotecas on line.



The British Library-The world´s knowledge (http://www.bl.uk/).



Britannica on line (www.britannica.com).







The Free Encyclopedia (www.wikipedia.org).







The World Digital Library. (www.america.gov-outros).



The online Books Page. (onlinebooks.library.upenn.edu/)






Jonais e Revistas








Daily News é um jornal de grande circulação e importância nos Estados Unidos. (www.nydailynews.com). Outro jornal importante é o New York Times (www.nytimes.com). Outros jornais e revistas podem ser acessados em (www.indekx.com).







Wikileaks (www.wikileaks.org/) . este site voltado para aquelas notícias que vazam na imprensa e que normalmente não deveriam ser publicadas.







Jokes of jokes-Funny jokes, Pictures and Vídeos.(www.lotsofjokes.com/) . Piadas dos mais variados tipos com fotos e vídeos.



Phrasal Verbs. São os verbos seguidos de uma preposição ou advérbio que cria um novo significado diferente do verbo original.



English Page-phrasal verb dictionary .(www.englishpage.com), o English Phrasal Verbs. (www.usingenglish.com) e o Phrasal Verbs. (www.eslcafe.com).



Guide Grammar and Writing (grammar.ccc.commenet.edu/grammar) . Este site é para estudos gramaticais. Outro site mais específico para gramática em geral é o English Grammar online-free exercises (www.ego4u.com) .



Falsecognates-Inglês Português .(www.sk.com.br). FalseCognates (www.taniabasilio.com.br) . Falsos cognatos também chamados de falsos amigos são palavras da Língua Inglesa que usualmente de origem latina que se parecem com a Língua portuguesa, mas são diferentes em significado.







Idioms site. (www.idiomsite.com), este site é específico para as expressões idiomátias.






Free English proverbs and sayings with their meaning.(http://www.learn-english-today.com/) e o Proverbs and sayings. (www.englishclub.com/ref/sayings/index.htm). Estes sites são importantes e contém provérbios da Língua inglesa. Aprende-los ajuda a entender alguns aspectos culturais da língua.








Fonética. (IPA) sigla International Phonetic Alphabet. Ao aprender a Língua Inglesa precisamos saber os símbolos fonéticos típicos da língua. Eles podem ser encontrados no Phonetic chart of IPA symbols (www.stuff.co.ul.calcul.nd.htm), além dos símbolos o aluno ao pressionar qualquer um deles ouvirá o som juntamente com uma palavra exemplificando. Juntamente com a fonética outro site indicado para pronuncia é o Pronuncia/inglês on line (www.inglesonline.com.br), outro indicado conjuntamente é o English Alphabet (www.ngfl.cymru.org.uk/), este site é específico para aprender a soletrar, outro também na mesma linha é o Learning Planet.com-AlphabetAction (www.learningplanet.com/aact/index.asp) .




Música – basta digitar no buscador o nome da música +lyrics para ter as letras de suas músicas favoritas.



Tradutores e Dicionários. Tecla SAP (www.teclasap.com.br) . Este site compartilha termos e expressões com suas respectivas traduções. Pode ser usado também o Google tradutor (translate.google.com.br) . Babylon. (www.babylon.com), Urban Dictionary. (www.urbandicionary.com), outro muito bom que ajuda na pronuncia de palavras em inglês é o How J Say (www.howjsay.com), outro é o One look .(www.onelook.com) , para pesquisas em inglês-inglês. Outros dicionários on line: (www.longman.com) . (www.answers.com/). (www.pdicionary.com/) .







7. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS







Para que possamos aprimorar sempre em nossa prática pedagógica, devemos estar abertos às novas idéias e demandas que os alunos trazem para isso, a internet oferece de acordo com Paiva (2001) um número incalculável de homepages criadas para a aprendizagem da Língua Inglesa cada vez mais diversificada e sofisticada, assim encontramos sites comprometidos e sérios com o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa como o English Page (www.englishpage.com),English Club (www.englishclub.com), English Town (www.englishtown.com) Sparknotes (www.sparknotes.com), é um site específico para aprender Literatura Inglesa , Read book online:Literature books ( www.readbooksonline.net/), contem mais de dois mil livros de centenas de autores, além dos sites governamentais como o Learn English/British Council ( learnenglish.britishcouncil.org/), e a BBC (www.bbc.co.uk) , é um canal de TV estatal Britânico e o The British Library ( www.bl.uk), site de acesso a Biblioteca Britânica. Podemos também contar com jornais com o New York Times (www.nytimes.com) e o Daily News (www.nydailynews.com). Cada um destes sites contém inúmeros links que o educando pode navegar por eles de acordo com o seu interesse e necessidade, além de conter grande parte do conteúdo programático para o ensino–aprendizagem de nível superior. Por isso o uso da internet como uma ferramenta complementar torna-se essencial e se incorporada ás aulas como tal, pode vir a ser um facilitador principalmente para a aquisição da Língua Alvo, que de acordo com Venturi (2007) os alunos aprendem a falar com mais facilidade se sua atenção estiver voltada para interagir mais autenticamente, e mais sabemos que aquisição de uma língua é diferente do aprendizado. O aprendizado é mais teórico e a aquisição é natural, espontânea, de acordo com Damasceno (2010) o ensino de Língua Inglesa no Ensino Superior tem falhado no que se refere à aquisição da Língua. Dos sites selecionados como o Language Exchange Community- Practice Foreign Languages (www.sharedtalk.com) , o Fluent Future (www.fluent.future.com) , o Lingomigo Language Exchane Community: Practice and Learn Foreign. (www.rockle.com/language/amigo), e o Language Learning with livemocha ( www.livemocha.com) , e o ESL. Chat in English on English english com (www.englishenglish.com/english_chathtm-), possibilitam um contato com a língua e com falantes da mesma e os de bate-papos estão diretamente ligados a aquisição da língua. Assim a importância da internet que propicia um enorme espaço para a pratica da fala com nativos e pessoas de outras nacionalidades, e mais oferece inúmeros recursos para aumentar o contato com a Língua, fato este que só o tempo oferecido em sala de aula não é capaz de fazer a interação de falantes e mesmo assim a internet pode ser usada como uma extensão dos muros das instituições.










8. CONSIDERAÇÕES FINAIS




A internet pode ser usada como uma nova alternativa no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa como uma extensão da sala de aula, atua a atender aos mais heterogêneos grupos por sua diversidade, assim como oferece sites com o conteúdo programático para intensificar o estudo da Língua Alvo diariamente e propicia ao aluno a ter uma experiência real com a Língua falada e ao acessar os sites, o aluno pode ouvir, falar, ler, escrever, treinar a pronuncia, ensinar e aprender e ao mesmo tempo ficar atualizado e começar a pesquisar em busca de maiores informações que estão disponíveis a qualquer hora. Para um aprendizado mais significativo e eficiente a rede pode ser um instrumento essencial para ajudar e também facilitar o professor a diversificar seus temas e também usar a internet como meio de educação continuada.







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